PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado.

O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a construção de uma sociedade democrática e com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino. De lá para cá muitos foram os esforços institucionais e os avanços na construção de nosso trabalho.
Ler mais…

O Programa de Pós-Graduação em Educação -UFPel divulga os seus editais de seleção para estudantes regulares e especiais – 2024

O Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPel, divulga os seus editais de seleção de estudantes regulares (Mestrado & Doutorado). São mais de 30 docentes divididos em 5 linhas de pesquisa que orientam investigações nos mais variados temas que envolvem a educação. O Programa conta com políticas de acesso e permanência de estudantes, a exemplo de cotas para as populações indígenas, negras, PCD’s, travestis, transexuais e servidores/as da UFPel; além de bolsas de estudo de mestrado e doutorado.

Acompanhe as notícias no site do PPGE-UFPel e compartilha os editais

Links dos editais

Edital de Seleção – Mestrado 2024

Edital de Seleção – Doutorado 2024

 

O PPGE também torna público o processo de seleção de candidatos(as) interessados(as) em cursar disciplinas optativas como estudante em regime especial. Os/as interessados(as) em cursar disciplinas optativas, como estudante em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, poderão cursar uma disciplina oferecida no 1º. semestre de 2024. As inscrições para a Seleção para cursar disciplinas optativas como estudante em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel estarão abertas no período de 05 a 06 de março de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário disponível no site do PPGE. No formulário haverá a opção principal e uma segunda opção, caso seja interesse do(a) Candidato(a) se já preenchido o número máximo de cursistas na primeira opção.

 Edital de Seleção de Alunos Especiais

Palestra “Teoria e prática da pesquisa no âmbito da formação de professores” – Profa. Dra. Eliza Lucarelli (UBA/Argentina)

Na última semana de novembro, o Programa de Pós-graduação em Educação estará recebendo a professora Dra. Eliza Lucarelli (UBA/Argentina) para a realização de diversas atividades com grupos de alunos e professores. A vinda da professora tem como objetivo potencializar as pesquisas no campo da formação de professores e da prática pedagógica na Educação Superior, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e cultural.

A professora Elisa Lucarelli é licenciada tem Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente, é professora titular aposentada da Faculdade de Filosofia e Letras (UBA, Argentina). Possui uma vasta experiência e tem reconhecida produção intelectual no campo da formação de professores e da pedagogia universitária. Coordena e participa de projetos de cooperação internacional no Brasil (Projeto Capes e Mercosul), tendo atuado por diversas oportunidades em estudos conjuntos com os docentes do PPGE. Sua vinda, portanto, fortalece o intercâmbio em curso e fomenta estudos conjuntos e produções acadêmico-científicas em rede.

Dentre as atividades abertas com a professora Elisa Lucarelli, o PPGE convida para a palestra “Teoria e prática da pesquisa no âmbito da formação de professores”, que acontece no dia 28/11/2023, às 10h, no Auditório do CEHUS/UFPel, uma excelente oportunidade para refletir e dialogar sobre as questões prementes vividas por pesquisadores no campo da formação docente.

Também no dia 28/11, às 17h, a professora Elisa Lucarelli estará em diálogo com as/os professoras/es do PPGE sobre “As redes de pesquisa no contexto do Mercosul”. Esta proposta ocorrerá na Sala de defesas (2º andar/FaE).

V Encontro do CEPE – Democracia e Educação Básica —

V Encontro do CEPE dá continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas CEPE, que tem conduzido investigações próprias e em parceria nos campos do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente – tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras. Face aos avanços conservadores nas políticas educacionais ocorridos na última década, o CEPE busca promover o debate e a ação desde a perspectiva de diferentes subáreas da educação. Serão realizadas mesas redondas com pesquisadoras e pesquisadores de distintos estados brasileiros, da América Latina e Europa. Entrecruzando olhares sociais e científicos de diferentes regiões e regimes democráticos, os/as participantes serão convidados/as a aprofundar discussões para a (reconstrução de alternativas no campo das políticas educacionais. O evento ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12 de 2023 na UFPel, é gratuito e fornece certificado de participação, basta inscrever-se pelo site https://wp.ufpel.edu.br/cepe2023/7-2/

 

 

VEM AÍ O IV SIMPÓSIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DO D’GENERUS

Com o tema “Em defesa da Democracia”, o Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero – D’GENERUS convida para participarem do IV Simpósio de Gênero e Diversidade, que será realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro, na Universidade Federal de Pelotas. Mesas redondas com debatedoras e debatedores renomados, apresentação de trabalhos e muita troca de experiências.

Maiores informações https://ivsimposiodgenerus.netlify.app/