1. Mapa do Site
  2. Login
Notícia >


A equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAUrb) da UFPel manteve dia 22 de janeiro reunião com a comunidade de Santa Vitória do Palmar, representada pela Prefeitura Municipal, líderes comunitários, empresários e imprensa, para apresentação dos resultados parciais do projeto de extensão “Desenho Urbano em Santa Vitória do Palmar”. Foram tratados os temas de mobilidade urbana e requalificação da Rua Barão do Rio Branco.

Para a mobilidade urbana foi destacada a proposta de um sistema cicloviário, composto de vias cicláveis, passeios ou calçadas compartilhadas com bicicletas, ciclofaixas unidirecionais compartilhadas com os estacionamentos e ciclofaixas bidirecionais exclusivas.

O projeto prevê implantação em três etapas, as quais permitirão que a área urbana disponha de um sistema de circulação confortável e sustentável, onde qualquer usuário encontrará uma via dedicada à bicicleta em menos de 3 quadras de distância e em todos os usos vinculados à educação, saúde e institucionais de maior porte.

O uso da bicicleta é intenso na cidade, com horários em que sua quantidade supera a de veículos motorizados, na área central, conforme detectado em pesquisa de tráfego realizada pela equipe da FAUrb.

Para a Rua Barão do Rio Branco, que se caracteriza como um centro linear e fortemente concentrador de comércio, serviços e outras facilidades urbanas, está prevista uma ciclofaixa bidirecional de três metros de largura, mantendo um estacionamento paralelo e uma faixa unidirecional de veículos motorizados.

O desenho indica alargamento dos passeios nas esquinas e ao longo da via, com lugares adequados para o estacionamento de bicicletas (paraciclos), outros veículos e carga e descarga. O mobiliário urbano e o paisagismo vegetal está sendo redefinido, articulando as dimensões funcionais e poéticas do espaço.

A Equipe de Trabalho é uma composição entre o LabGeo – Laboratório de Geoprocessamento da UFPel e o PET FAUrb – Programa de Educação Tutorial, com a participação do engenheiro Horácio Oliveira, da Arquiteta e Urbanista Fernanda Pereira da Silva e dos alunos da FAUrb Christiano Toralles e Rafael Carvalho, bem como de mais seis bolsistas do PET FAUrb.

Para o professor Maurício Couto Polidori, coordenador dos trabalhos, o projeto é muito importante para a cidade de Santa Vitória do Palmar e para a UFPel, pois articula as demandas regionais e a produção de conhecimento na academia, onde as dimensões de extensão, pesquisa e ensino aparecem associadas e em ação colaborativa.

Além disso, estão sendo gestadas e implementadas novas visões sobre a cidade, onde a diversidade, a complementaridade, o compartilhamento e a sustentabilidade são fundamentos para as mudanças, sendo o espaço considerado pelos seus atributos físicos e sensíveis.


Biblioteca Ciclo Faixa Banner


Financiador CNPq UFPEL PROGRAU FAURB


Laboratório de Urbanismo - FAURB - UFPel
Rua Benjamim Constant, 1117. Pelotas/RS - Brasil
Telefone 53 3284-5500 - Email: laburb@ufpel.edu.br

Site por Távola