1. Mapa do Site
  2. Login
Notícia >

Recursos hídricos, educação ambiental e espaço urbano na UFPel


A aluna Anelise Gomes estará apresentando seu trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestores Regionais de Recursos Hídricos, sediado na Faculdade de Engenharia Agrícola da UFPel, nesta quarta-feira(10), a partir das 14h30min, na sala 216 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (rua Benjamin Constant 1359). O estudo intitula-se “Educação sócio-ambiental e gestão de recursos hídricos: o caso da ocupação do final da João Pessoa - Pelotas - RS”.
Orientado pelos professores Maurício Polidori e Antônio Soler, o trabalho aborda a Educação Ambiental nos dilemas e possibilidades de enfrentar urbanizações em Áreas de Preservação Permanente, conhecidas como APPs, tratando particularmente da ocupação instalada onde a rua João Pessoa encontra o Canal de São Gonçalo, ao lado das “Doquinhas”. A apresentação pode ser assistida pela comunidade interna e externa e externa da UFPel.
Para o professor Polidori, o trabalho apresenta um dos temas mais atuais no urbanismo contemporâneo, situando-se na interface das questões ambientais, sociais e urbanas. “Quase todas as cidades brasileiras enfrentam problemas similares, sendo que o futuro das urbanizações em áreas a preservar demanda discussão e encaminhamentos que passam pela educação ambiental. É preciso desocupar áreas de risco para a qualidade de vida, o que inclui o homem e as demais formas vivas do planeta”, observa.
“Ademais, os estudos de urbanismo atuais têm demonstrado que o território das cidades não vem apresentando falta de espaços para crescer ou se modificar com qualidade, mas o que vem acontecendo é a paralisação de áreas nobres e a urbanização de áreas de risco, sendo urgentes políticas públicas e projetos que apontem para a inversão dessa realidade”, finaliza o docente da UFPel.
Participarão da Banca Examinadora a pesquisadora Eugênia Antunes Dias (examinadora externa) e o professor Vitor Quevedo Tavares (examinador interno), havendo a expectativa de que se discutam com profundidade problemas de interesse da academia e da comunidade.


Biblioteca Ciclo Faixa Banner


Financiador CNPq UFPEL PROGRAU FAURB


Laboratório de Urbanismo - FAURB - UFPel
Rua Benjamim Constant, 1117. Pelotas/RS - Brasil
Telefone 53 3284-5500 - Email: laburb@ufpel.edu.br

Site por Távola