» Fale conosco

26/0406 | Fonte: Portal UFPel
Enfermagem avalia Caps na Região Sul

A Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia(FEO) da UFPel está coordenando projeto de pesquisa de Avaliação de Centros de Atenção Psicossocial(Caps) no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPq, em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto de avaliação Capsul, como é conhecido, vai avaliar Caps dos três estados através de um projeto que se desdobra em estudos qualitativo e quantitativo. A proposta é investigar aspectos de estrutura, processo de trabalho e resultados dos Caps, ouvindo usuários, familiares, trabalhadores e coordenadores dos serviços nos três estados.

O projeto é coordenado pela FEO da UFPel e é desenvolvido em parceria com duas outras universidades públicas, que são a Escola de Enfermagem da UFRGS e o Curso de Enfermagem da Unioeste, de Cascavel, Paraná. Um grupo de aproximadamente 10 pesquisadores e seis alunos de pós-graduação de mestrado e doutorado, 30 alunos de graduação em enfermagem e pessoal de apoio está trabalhando para a execução deste projeto, que tem um período de 24 meses para ser executado.

Em 2005, o MCT-CNPq e MS abriram o Edital de número 07-2005, para financiamento de pesquisas na área de saúde mental, com uma linha de pesquisa específica para avaliação de Caps. Mais de 200 projetos concorreram neste edital e o projeto de Avaliação Capsul foi um dentre os cerca de 20 selecionados.

“A aprovação deste projeto de avaliação de Caps da região sul é uma conseqüência de uma trajetória que temos construído desde o início dos anos 90 ensinando, trabalhando e pesquisando nos Caps. Para o nosso grupo este não é somente outro projeto de pesquisa, mas é sim o resultado do trabalho de muitas pessoas da saúde mental que têm em seus projetos de vida a construção de uma rede de serviços comunitários em saúde mental, e que vêem neste momento a possibilidade de, a partir do instrumental da pesquisa científica, avaliar estes serviços e os resultados de toda uma trajetória. Estamos felizes também pelo grupo da Enfermagem estar assumindo esta tarefa", diz a coordenadora do projeto, professora Luciane Prado Kantorski.

No último final de semana (21, 22 e 23 de abril) um grupo de mais de 30 pessoas (alunos, profissionais de saúde mental e docentes) participaram, na FEO da capacitação para os entrevistadores, que irão fazer o trabalho de campo da pesquisa quantitativa em maio em 30 municípios que compõem a amostra aleatória nos três estados.