Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Departamento de Filosofia
Início do conteúdo
    Notícias
  • Resultado eleições Centro Acadêmico da Filosofia

    A Comissão Eleitoral, democraticamente eleita para organizar as eleições de 2024 do Centro Acadêmico da Filosofia do Departamento de Filosofia da UFPel, seguindo o cronograma proposto, vem a público divulgar o resultado das eleições realizado no sistema Helios Voting. Foram processados 47 votos, dos quais:
    42 votos: Chapa 1 – Marilena Chauí
    5 votos: Nulo

    Desse modo, a COE comunica que a Chapa 1 foi a eleita para assumir o CAFIL no período 2024 – 2025, ficando responsável realizar as ações dispostas no Estatuto do CAFil. Destaca-se, ainda, que a Chapa 1 será a responsável também por chamar Reunião Geral para composição da próxima COE em fevereiro de 2025.

    A posse da Chapa 1 (2024-2025) será realizada em momento oportuno, o qual será amplamente divulgado à comunidade acadêmica do IFISP.

  • III Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia

    A III Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas será realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2023 no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP/UFPel – Pelotas/RS). O tema do evento será “Gêneros, Sexualidades e Direitos Humanos” e contará com a participação de diversos conferencistas e pesquisadores da UFPel e de outras Universidades, movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. O período para o envio de propostas de apresentação de comunicações e realização de oficinas/minicursos será de 29 de setembro a 25 de outubro de 2023 através do preenchimento do seguinte formulário https://forms.gle/YQU4rpzn9db8rDew6.

    Serão aceitas propostas em todas as áreas de interesse filosófico e nos temas do escopo do evento (tanto de alunos de graduação como de alunos de pós-graduação de qualquer curso ou universidade). As comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para a discussão e comentários. As oficinas terão a duração máxima de duas horas e cada proposta deve especificar o tipo de equipamento que será necessário para a sua realização. A participação efetiva na modalidade ouvinte certificará 75 horas complementares.

    Diretrizes para os interessados em encaminhar propostas:

    1. Cada autor terá direito a enviar apenas uma proposta para comunicação ou oficina.

    2. Deverá ser enviado um resumo, com no mínimo 1000 e no máximo 3000 caracteres, a ser preenchido em campo apropriado no formulário de Inscrição.

    3. Serão aceitos trabalhos sobre problemas e temas de Filosofia e áreas afins, sobretudo aqueles vinculados ao tema do evento, escritos em português, inglês ou espanhol.

    4. Os trabalhos selecionados serão divididos em sessões temáticas e alguns poderão ser apresentados na modalidade híbrida.

    5. Serão aceitos trabalhos de graduandos e pós-graduandos.

    6. Serão aceitos trabalhos em coautoria (entre discentes, apenas).

    7. Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão Científica da III Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia da UFPel.

    8. O trabalho submetido, após aprovado, será a base da comunicação oficial para apresentação no dia do evento.

    9. As propostas aprovadas serão divulgadas na página do Departamento de Filosofia da UFPel no dia 26 de outubro de 2023.

    10. Os autores com propostas aprovadas deverão encaminhar o texto completo a ser apresentado, impreterivelmente, até o dia 30 de novembro de 2023, para o e-mail 3saifilosofia@gmail.com.

    11. A apresentação do trabalho está condicionada ao cumprimento do prazo de envio do texto completo .

    12. A publicação dos trabalhos completos no Livro de Resumos está condicionada à apresentação.

    13. O trabalho completo deve observar as Normas de Formatação de Textos que serão enviadas para todos os autores aprovados no momento da homologação dos resultados.

    14. O texto completo deverá possuir uma argumentação clara e precisa – uma proposta de consideração de uma hipótese ou tese, seguida de uma conclusão/crítica sobre esta hipótese ou tese – e estar gramaticalmente correto.

    15. A versão completa do texto será publicada nos Anais da “III Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia da UFPel”.

    Para mais informações, envie mensagem para o e-mail 3saifilosofia@gmail.com 

    Comissão Organizadora

  • Conferência: A “Angustia” da Filosofia em Tomás de Aquino

     

    O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas convida para a Conferência em comemoração aos 20 anos de Grupo de Estudos de Filosofia Medieval: A “Angustia” da Filosofia em Tomás de Aquino, ministrada pelo Prof. Dr. Andrey Ivanov, Professor da Universidade Estadual de São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval.

    Local: SALA 316 – IFISP (R. Alberto Rosa, 154)
    Data: 30 agosto de 2023, quarta-feira
    Horário: 17:30

     

  • Palestra do Questões Ecológicas IV: “O valor intrínseco da vida”

    A segunda palestra do Questões Ecológicas IV* terá lugar quarta-feira, dia 23 de agosto de 2023, às 14h00 (BRT), tendo como convidado o Prof. Jelson Roberto de Oliveira  (PPG Filosofia/PUCPR), cuja apresentação terá como título “O valor intrínseco da vida”.

    *O Questões Ecológicas IV é um ciclo de palestras quinzenais online, a decorrer entre agosto e outubro de 2023, que pretende contribuir para a qualificação e promoção do debate público sobre a crise ecológica nas suas múltiplas facetas, enfatizando a transversalidade dos seus impactos. Por essa razão, é propósito do projeto convocar e pôr em diálogo diferentes disciplinas, experiências e áreas do saber, procurando assim contribuir para a conscientização pública as respeito de perspectivas alternativas ao modelo dominante no que diz respeito à relação entre a sociedade e a natureza.

    Questões Ecológicas IV é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Conta ainda com o apoio do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter da UFPel, do Centro de Estudos Europeus e Alemães, da CAPES e da Editora Fundação Fênix.

    Estão tod@s convidad@s!

    Link de acesso: https://pucrs.zoom.us/j/95556805931?pwd=b2NlMS91OGluUXgrUmRXYWhNMkFNdz09  

    Canal YouTube: https://www.youtube.com/@questoesecologicas1335

    Instagram: @questoesecologicas

  • Simpósio Internacional em comemoração aos 700 anos da canonização de Santo Tomás de Aquino (1323 – 2023)

     

    Simpósio Internacional em comemoração aos 700 anos da canonização de Santo Tomás de Aquino (1323 – 2023)

    De 28 de agosto até 04 de setembro de 2023
    Departamento de Filosofia –  PPG em Filosofia – IFISP
    Universidade Federal de Pelotas

    Conferências presenciais e on-line:

    28/08 (SEGUNDA-FEIRA)
    14H – ABERTURA
    14H10- DR. FELIPE FRANCISCO WIDOW LIRA (SANTIAGO/CHILE): LA UNIDAD DEL BIEN PERSONAL Y EL BIEN COMÚN EN LA FILOSOFÍA JURÍDICO-POLÍTICA (ON-LINE).
    15H – DRA. LUCILA ADRIANA BOSSINI (BUENOS AIRES/ARGENTINA): LOS CONCEPTOS DE LEY NATURAL SEGÚN SANTO TOMÁS DE AQUINO (ON-LINE).

    29/08 (TERÇA -FEIRA
    14H – ABERTURA
    14H10 – DR. JOSÉ FRANCISCO MEIRINHOS (PORTO/PORTUGAL): A CIÊNCIA DE DEUS E OS FUTUROS POSSÍVEIS (ON-LINE).
    15H10 – DR. LUCAS DUARTE SILVA (LONDRES/INGLATERRA): SOBRE O TIRANICÍDIO (ON-LINE).

    30/08 (QUARTA-FEIRA): CONFERÊNCIA PRESENCIAL – SALA 206 IFISP
    17H30 – DR. ANDREY IVANOV (SÃO PAULO/BRASIL) : TOMÁS DE AQUINO E A “ANGÚSTIA” DA FILOSOFIA – CONFERÊNCIA EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA MEDIEVAL.

    31/08 e 01/09 (QUINTA E SEXTA-FEIRA): MINICURSO PRESENCIAL – SALA 206 IFISP
    14H-17H : DR. ANDREY IVANOV (SÃO PAULO/BRASIL): A NATUREZA HUMANA (CONHECIMENTO VOLITIVO -INTELECTIVO).

    04/09 (SEGUNDA-FEIRA)
    10H : ENCERRAMENTO E REUNIÃO DO GRUPO TOMÁS DE AQUINO.

    INSCRIÇÕES
    Enviar nome completo e colocar a palavra INSCRIÇÃO no assunto para o e-mail: simposio.thomisticum2023@gmail.com
    Ou pelo formulário: https://forms.gle/WLMzKdx9CQ7AWaZK9

    Os certificados de participação (20 horas-aula) serão enviados para os que assistirem 75% das atividades.

    Organização: Dr. Sérgio Strefling, Dr. Manoel Vasconcellos, Me. Julián Farret Ritzel, Me. Willian Kalinowski.

  • GRUPO DE ESTUDOS FILOSOFIA MEDIEVAL: PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO  SEMESTRE

    GRUPO DE ESTUDOS SOBRE FILOSOFIA MEDIEVAL – ANO 2023

    VINTE ANOS DE ATIVIDADES

    PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO  SEMESTRE

    Estudo da obra “O Livre Arbítrio” de Agostinho de Hipona

    Os encontros ocorrerão, sempre às quartas-feiras, das 17:30 às 18:30, na sala 205  do IFISP

     02/08: Apresentação da obra: Prof. Dr. Matheus JeskeVahl

    09/08: Livro I: Prof. Dndo. Roberto Barboza

    16/08: Livro II: Prof. Me. Marcos Schiavon

    23/08: Livro III: Prof. Dndo. Marcos Vaz

    Obs: no dia 30/08, quarta-feira, às 17:30, teremos a conferência do Prof. Dr. Andrey Ivanov (UNESP), em comemoração aos 20 anos de atividades do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval da UFPel.

     

  • Seminário: A Consciência Ambiental Indígena

    Seminário para a disciplina “Filosofia, Cultura e Sustentabilidade”, ministrada pelo Prof. Cláudio Leivas. O Seminário será apresentado por Yoon Ladica, indígena pertencente ao povo Mura, Bacharel em Direito e Bacharelando em Filosofia.

    Data: Quinta-feira, 20 de julho de 2023
    Horário: 14h30min
    Local: Sala 206 do IFISP
    Acompanhe em @yoon.escritos

  • Minicurso: O que dizemos quando dizemos algo?

    Entre os dias 12 e 19 de julho de 2023, promovido pelo Departamento de Filosofia, acontecerá o Minicurso: O que dizemos quando dizemos algo?, ministrado pelo Prof. Dr. Ariel Laurencio Tacoronte (UNISS/Itália), cuja presença na UFPel se dá através do convênio de mobilidade acadêmica via Erasmus Mundus +.

    O minicurso terá início amanhã, dia 12/07/23, na sala 316 do IFISP/UFPel às 15h com inscrições no local. A atividade valerá 30 horas complementares.

    O que: Minicurso: O que dizemos quando dizemos algo?
    Quando: de 12 e 19 de julho de 2023, das 15h às 17h
    Onde: sala 316 do IFISP – R. Cel. Alberto Rosa, 154
    Inscrições: no ato do minicurso.
    Certificação: 30 horas