Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Memória em Rede?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Artigos
Textos que apresentem reflexão ou resultados de investigação científica sobre temas oriundos ou relacionados à proposta da revista, especificamente para estão sessão serão aceitos apenas textos em que autor e coautores possuam título de doutor.

Ensaios:
Textos que apresentem reflexão ou resultados de investigação científica sobre temas oriundos ou relacionados à proposta da revista.

Ensaios visuais:
Dominantemente visual, apresentam imagens, gravuras, fotografias, desenhos acompanhados de parte textual explicitando a relação entre as imagens e o tema sobre qual versam e que atendam as temáticas da revista.

Resenhas:
Compreende análises críticas sobre livros publicados em qualquer idioma referentes ao tema da revista.

Relatórios de pesquisa:
Compreende relatórios de pesquisadores nos quais se apresentam resultados parciais ou finais de projetos em andamento ou concluídos.

 

 

FORMATAÇÃO

 

Formatos de Apresentação dos Trabalhos
O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato MicrosoftWord, desde que não ultrapasse 2MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior),fonte ARIAL, texto tamanho 11, citação e notas de rodapé tamanho 9. Empregar o itálicoao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). Imagens digitalizadas em tamanho natural com resolução de 72 DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG.Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem.
Tamanho
A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos, no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 15 (quinze) páginas; resenhas, até 5 páginas; ensaio visual, até 10 páginas (5 a 10 imagens) e texto com no máximo 500 palavras; sinopse de dissertação do Curso, até 5 páginas; relatórios de pesquisa, até 15 páginas.
Título do trabalho
O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar centralizado,em negrito e deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra. Um espaço abaixo do título deverá constar o nome do(s) autor(es), um em cada linha, por extenso eapenas o sobrenome em maiúscula. A filiação do(s) autor(es) deverá constar em notasde rodapé.
Resumo
Logo abaixo do(s) autor(es), separado por um espaço, contendo no máximo 150 palavras e na linha posterior, as palavras-chave, no máximo 3 (três). Fonte Arial, espaço simples.

 

Abstract
Separado por um espaço do item anterior, deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras separado por um espaço o Key-Words com no máximo 3 (três). Fonte Arial, espaço simples.
Agradecimentos
Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.
Notas
A filiação do(s) autor(es) deve(m) ser indicada(s) com um asterisco remetendo a notas derodapé. As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número.
Apêndices
Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.
Figuras e tabelas
Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Apresentação tabular (IBGE)
  2. Apresentação dos originais recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas – impressa (NBR6022/2003)
  3. Datar (NBR 5892)
  4. Numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003)
  5. Resumos (NBR 6028/2003)
  6. Abstract (NBR)
  7. Elaboração de referências (NBR 6023/2002)

    Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências bibliográficas, cabe ao(s) auto(es) do artigo a exatidão e adequação das referências atrabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto.

  8. Apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002). E deverão obedecer aosistema Autor-Data.

    CITAÇÃO DIRETA: transcrição literal do texto de outro(s) autor(es).

    Citações com até três linhas deverão ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo:

    Gil (2002, p.84) diz que “as fichas de leitura constituem, os elementos mais importantes nesta etapa”.

    Citações longas, com mais de três linhas deverão ser digitadas em Fonte 9, espaço simples nas entrelinhas, destacadas com recuo de 4 cm (22 toques) da margem esquerda e sem as aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo:

    Segundo Rodrigues (2007, p.34):Em vista disso, a recuperação adequada dessas imagens é fatorde preocupação por parte de especialistas de múltiplas áreas, de modo particular os da área de ciência da informação, que têm como uma de suas missões propiciar condições ideais de organização, armazenamento e recuperação de informações.

    CITAÇÃO INDIRETA: texto baseado na obra do autor consultado. Aparece em forma normal textual, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada.

    Exemplo:

    Costi (2002) observa que a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor.
    ou
    Conforme o autor, a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor (COSTI, 2002).

    CITAÇÃO DE CITAÇÃO: Citação direta ou indireta de um texto, cujo original não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citação em outro trabalho. A indicação a fonte é apresentada pelo nome do autor original, seguido da expressão apud e do autor da obra consultada. Nas referências bibliográficas (no final do trabalho e/ou em rodapé) somente se menciona o nome do autor da obra consultada. Exemplo:

    Ratto (2001 apud OLIVEIRA, 2009, p.23) estabelece relações entre o ator, os objetos, e os demais personagens, e modelando rostos, corpos e algum aspecto interessante do cenário.
    ou
    “[...] destaca a luz como ponto de valorização do espetáculo, considerando impensável, a princípio, o mesmo sem iluminação, mesmo que se utilize a luz natural em alguns casos” (CANDEIAS, 2000 apud OLIVEIRA, 2009, p.4).

     

  9. Referências
    Devem ser apresentadas em lista única no final do artigo e em ordem alfabética e devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho.
  10. Dados sobre o(s) autor(es)
    Nome, Formação acadêmica mais elevada, cargo(s), Instituição ou instituições a que se vincula, Currículo resumido (máximo 100 palavras). As informações sobre o(s) autor(es)deverão ser enviadas em arquivo separado.
  11. O texto deve ser original e inédito.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


_________________________________________________________________

Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICHPPGMP

Implem. e suporte: Fabrício Bassi