Início do conteúdo
    Notícias
  • Divulgados os resultados preliminares da 1ª fase dos processos de seleção de alunos regulares do Mestrado e Doutorado – semestre 2024/1

    Estão disponíveis na aba SELEÇÃO as listas preliminares dos candidatos aprovados na 1ª fase dos processos de seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os candidatos poderão ter, individualmente, acesso à nota obtida na primeira fase solicitando através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    O prazo para recursos, em relação ao resultado da 1ª fase, é de 12 a 14/03/2024, e devem ser enviados através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    No dia 18/03/2024 serão divulgados os cronogramas das entrevistas dos candidatos ao ingresso no mestrado e doutorado.

  • Divulgados os editais para seleção de alunos regulares para ingresso no Doutorado e Mestrado – 2024/1

    Foram divulgados os editais para seleção de alunos regulares dos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, para ingresso no semestre 2024/1

    O período de inscrições dos processos de seleção será de 02/01 a 16/02/2024.

    Os Editais, com cronograma completo e demais informações, podem ser acessados na aba “seleção” desta página.

  • Divulgado resultado preliminar do Edital nº 001/2023 – Comissão de Bolsas

    Está disponível na aba SELEÇÃO o resultado preliminar do Edital nº 001/2023 – Comissão de Bolsas do PPGMSPC, com a classificação para distribuição das três cotas de bolsa doutorado CAPES ofertadas no referido Edital.

    Informamos que o período de recurso será de 29/11 a 1º/12/2023 e o resultado final será divulgado no dia 04/12/2023. O recurso deve ser enviado para o email selecaoppgmp@gmail.com, 

     

  • PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural promove palestra do Prof. Dr. Jean-Louis Tornatore, da Université de Borgougne (França)

    No dia 27 de novembro de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural promove a palestra Patrimônio e Antropoceno: uma hipótese morta, proferida pelo Prof. Dr. Jean-Louis Tornatore, da Université de Borgougne (França), como uma ação vinculada ao projeto Alimentação, Cultura e Identidade (Capes-Print). A palestra ocorrerá às 19h, no auditório do CEHUS/UFPEL, na Rua Alberto Rosa, 117.

    As inscrições devem ser feitas acessando o link abaixo.

  • EDITAL Nº 001/2023 – COMISSÃO DE BOLSAS – CLASSIFICAÇÃO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE DOUTORADO

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de CLASSIFICAÇÃO de doutorandos do referido programa para concessão de 03 (três) bolsas de doutorado remanescentes.

    O edital visa estabelecer ordem de prioridade entre candidatos, com vistas à concessão de 03 (três) bolsas de doutorado remanescentes do Programa de Demanda Social da CAPES, por um período de 3 (três) meses (de dezembro de 2023 à fevereiro de 2024), Considerando a flexibilização em relação ao acúmulo de bolsas com atividade remunerada, dada pela Portaria CAPES 133 de 10 de julho de 2023, e as regras para concessão de bolsas estabelecidas pela resolução do COCEPE 59, de 04 de outubro de 2023.

    O Edital completo pode ser acessado na aba seleção desta página.

  • INFORMAÇÃO SOBRE EDITAIS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, SEMESTRE 2024/1

    Informamos que os Editais dos processos de seleção, para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural, serão divulgados durante o mês de dezembro/2023.

    As inscrições para os referidos processos seletivos ocorrerão durante o mês de janeiro de 2024.

    Em breve estará disponível no site https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/selecao/ o Edital completo e as demais informações.

  • 4ª edição do Patrimônio em Pauta

    Vem aí a 4ª edição do Patrimônio em Pauta!

    Neste ano o tema escolhido foi Museus e Patrimônio Cultural.


    O projeto Patrimônio em Pauta é um espaço de aproximação e trocas de experiências entre egressos e alunos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto à sociedade.
    Esta edição será realizada em 5 encontros no formato híbrido (presencial e remoto), ocorrendo no Museu do Doce, Casarão 8 (centro de Pelotas), e com transmissão para os inscritos.

    A palestra de abertura “Novos Patrimônios, Novos Desafios” será ministrada pelo Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro (UFPEL), no dia 01/09/2023, às 14h.


    Para saber mais e fazer sua inscrição, acesse QR Code disponível no cartaz ou pelo link:

    https://forms.gle/v3JhfDVSdSKWEDTH7
    Atenção, vagas limitadas!
  • Divulgação do Edital para Seleção de Aluno Estrangeiro para Doutorado em cotutela

    Informamos que as inscrições para Seleção de Aluno Estrangeiro para Doutorado em cotutela, estarão abertas no período de 24 de julho a 13 de agosto de 2023 e devem ser efetuadas, exclusivamente, pelo email selecaoppgmp@gmail.com.

    Poderão inscrever-se como candidatos, alunos estrangeiros de doutorado, de Universidades latino-americanas.

    O Edital completo pode ser acessado na aba seleção desta página.

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

Secretaria:
Tec. Adm. Bruno Cassel Neto
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844309

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 13h30 às 17h30.