Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.00.06.001 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto Aquisição das Vogais Nasais do Francês como LE por Falantes Nativos do Português Brasileiro |
Data de cadastro 29/09/2006 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos Objetivo geral: - Analisar o funcionamento interno do francês – sendo adquirido por falantes nativos do português em sala de aula de língua estrangeira –, comparativamente ao sistema lingüístico do Português Brasileiro (PB), particularmente com respeito à fonologia desses sistemas lingüísticos. Objetivos específicos: - Analisar, com base na Teoria da Marcação (Calabrese, 1995) a ordem de aquisição das vogais nasais do francês por falantes nativos de português, em sala de aula de língua francesa como LE. - Verificar os procedimentos de simplificação que os falantes nativos de português apresentam no processo de aquisição das vogais nasais francesas. - Contribuir para a compreensão do processo de aquisição do francês por falantes nativos de português, em sala de aula de língua francesa. - Trazer subsídios para a discussão do processo de aquisição da fonologia de uma língua estrangeira. - Iniciar a constituição de um banco de dados de fala de língua francesa, que permitirá o desenvolvimento de pesquisas não só de cunho fonológico, mas de outros aspectos lingüísticos do francês, como a morfologia e a sintaxe, permitindo, assim, comparar fenômenos lingüísticos, distintos ou parcialmente compartilhados, pelo francês e pelo português. |
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Subárea de conhecimento 8.00.06.00-5 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Línguas em Contato |
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Prazo de execução 61 meses |
Início 06/11/2006 |
Término 09/12/2011 |
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Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
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Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: Este estudo ocupa-se da descrição e análise do processo de aquisição das vogais nasais do francês por falantes nativos do português, em sala de aula de língua francesa, considerando-se o fato de que o aprendiz de francês como LE normalmente enfrenta obstáculos quanto ao tratamento dispensado às vogais nasais deste sistema. É, pois, à luz da Teoria de Marcação Fonológica com Base em Restrições e Procedimentos de Simplificação (Calabrese, 1995) que serão analisados dados de língua oral, integrantes de um banco de dados de fala que será construído com material coletado junto a graduandos em Letras, Português e Francês e respectivas literaturas, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Pelotas. Outrossim, com esta pesquisa, pretende-se dar prosseguimento ao estudo encetado pela pesquisadora em sua dissertação de mestrado (Alcântara, 1998), na qual investigou o processo de aquisição das vogais frontais arredondadas do francês, /y ø œ/, sob o referido modelo teórico. |