Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.00.06.001
Título do Projeto
Aquisição das Vogais Nasais do Francês como LE por Falantes Nativos do Português Brasileiro
Data de cadastro
29/09/2006
Unidade
Departamento
Objetivos
Objetivo geral: - Analisar o funcionamento interno do francês – sendo adquirido por falantes nativos do português em sala de aula de língua estrangeira –, comparativamente ao sistema lingüístico do Português Brasileiro (PB), particularmente com respeito à fonologia desses sistemas lingüísticos. Objetivos específicos: - Analisar, com base na Teoria da Marcação (Calabrese, 1995) a ordem de aquisição das vogais nasais do francês por falantes nativos de português, em sala de aula de língua francesa como LE. - Verificar os procedimentos de simplificação que os falantes nativos de português apresentam no processo de aquisição das vogais nasais francesas. - Contribuir para a compreensão do processo de aquisição do francês por falantes nativos de português, em sala de aula de língua francesa. - Trazer subsídios para a discussão do processo de aquisição da fonologia de uma língua estrangeira. - Iniciar a constituição de um banco de dados de fala de língua francesa, que permitirá o desenvolvimento de pesquisas não só de cunho fonológico, mas de outros aspectos lingüísticos do francês, como a morfologia e a sintaxe, permitindo, assim, comparar fenômenos lingüísticos, distintos ou parcialmente compartilhados, pelo francês e pelo português.
Subárea de conhecimento
8.00.06.00-5 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Línguas em Contato
Prazo de execução
61 meses
Início
06/11/2006
Término
09/12/2011
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
3169111 Cintia da Costa Alcantara cintiaca@terra.com.br 5
Colaboradores
Nome Instituição HS
Claudia Regina MInossi RombaldiUFPel5
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLAna MaiaPG Letras10
FLPablo Diego BernardiPG Letras10
FLNardânia LopesPG Letras10
FLJosiele RamisLetras - Português-Francês10
FLJuliana Isaura da RochaLetras - Português-Francês10
Envolve experimentação com modelos animais? - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados?
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

Este estudo ocupa-se da descrição e análise do processo de aquisição das vogais nasais do francês por falantes nativos do português, em sala de aula de língua francesa, considerando-se o fato de que o aprendiz de francês como LE normalmente enfrenta obstáculos quanto ao tratamento dispensado às vogais nasais deste sistema. É, pois, à luz da Teoria de Marcação Fonológica com Base em Restrições e Procedimentos de Simplificação (Calabrese, 1995) que serão analisados dados de língua oral, integrantes de um banco de dados de fala que será construído com material coletado junto a graduandos em Letras, Português e Francês e respectivas literaturas, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Pelotas. Outrossim, com esta pesquisa, pretende-se dar prosseguimento ao estudo encetado pela pesquisadora em sua dissertação de mestrado (Alcântara, 1998), na qual investigou o processo de aquisição das vogais frontais arredondadas do francês, /y ø œ/, sob o referido modelo teórico.