Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 5.04.05.081
Título do Projeto
ESTUDO DOS FATORES QUE AFETAM A QUALIDADE E O TEOR DE CÁLCIO IÔNICO NO LEITE DE VACAS JERSEY E SUA RELAÇÃO COM LEITE INSTÁVEL NÃO ÁCIDO (LINA)
Data de cadastro
06/10/2006
Unidade
Departamento
Objetivos
estudar a variação existente na composição físico-química do leite quando submetidos a diferentes dietas em períodos (épocas) diferentes. # verificar a relação entre níveis de cálcio iônico, estabilidade da fração protéica do leite a prova do álcool e acidez titulável ao teste de Dornic. # verificar a relação entre a instabilidade do leite (Leite Instável Não Ácido), níveis de cálcio iônico no leite, produção de leite e estágios de lactação de vacas da raça Jersey. # verificar se à instabilidade do leite na prova do álcool trará problemas na industrialização do mesmo. Assim como, a processamento dos mesmos, a fim de observar a qualidade dos derivados produzidos (tempo de prateleira, composição, características organolépticas e rendimento).
Subárea de conhecimento
5.04.05.00-4 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Estudo em Pecuária Leiteira
Prazo de execução
24 meses
Início
31/10/2006
Término
31/10/2008
Fonte financiadora
CAPES
Valor liberado
R$ 10.000,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1435818 Jerri Teixeira Zanusso jerri.zanusso@ufpel.tche.br 4
Colaboradores
Nome Instituição HS
Vivian FischerUFRGS1
Maria Edi Rocha RibeiroEmbrapa Clima Temperado1
Waldyr Stumpf JúniorEmbrapa Clima Temperado1
Maira Balbinotti ZanelaUFRGS01
Wladimir Padilha da SilvaUFPEL1
Luis Eduardo BarrosFaculdade de Veterinária de Montivideo01
Isabella Dias Barbosa SilveiraUFPel01
Lucia Treptow MarquesUFPel01
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FAEMRosângela Silveira BarbosaPPGZ01
FAEMLeandro José de Oliveira von HausenAgronomia01
Envolve experimentação com modelos animais? SIM - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

O Leite Instável Não-Ácido (LINA) é um dos entraves na cadeia produtiva do leite, caracterizado por um complexo multifatorial, cujas causas ainda não estão bem definidas. Essa situação é caracterizada por alterações nas propriedades físico-químicas do leite com conseqüente alteração da qualidade nutricional e transtornos no processamento industrial. Ocorre a perda da estabilidade da caseína, resultando em sua precipitação na prova do álcool sem, entretanto, haver acidez do leite. Pesquisas relacionam a perda da estabilidade da fração protéica do leite com o teor de cálcio iônico do mesmo, medido logo após a ordenha. Assim como, dentre as principais alterações encontramos: instabilidade térmica à prova do álcool com determinação de acidez titulável inferior a 13º Dornic, densidade baixa devido à diminuição do extrato seco desengordurado, lactose, proteína bruta, proteína verdadeira, caseína, baixa relação caseína/proteína bruta, alteração no equilíbrio mineral com baixo cálcio, fósforo e magnésio; com elevação do nitrogênio não protéico. Este projeto envolverá unidades de uma instituição de ensino, uma instituição de pesquisa e uma Indústria de Laticíneos, ou seja, Departamento de Zootecnia (DZ) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Sistema de Pecuária de Leite (SISPEL) da Embrapa Clima Temperado, Pelotas/RS e Cosulati, Pelotas/RS. Serão utilizadas 26 fêmeas da raça Jersey em lactação do Sistema de Pecuária de Leite (SISPEL) da Embrapa Clima Temperado, bloqueadas conforme peso, produção de leite prévia e ordem de lactação. E, divididas conforme seu estádio lactacional. Serão realizadas análises físico-químicas e composição do leite, determinação de minerais do leite, sangue e alimentos, como também, análises químicas dos alimentos. Este projeto tem como objetivo geral medir o teor de cálcio iônico no leite para verificar sua relação com o Leite Instável Não Ácido (LINA) de vacas em diferentes estádios de lactação e em diferentes tipos de alimentação.