Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 5.04.01.019
Título do Projeto
Interação homem-vaca leiteira e efeitos na saúde da glândula mamária, no bem-estar animal e nas características produtivas e qualitativas do leite
Data de cadastro
30/07/2008
Unidade
Departamento
Objetivos
Avaliar os efeitos da interação homem-vaca leiteira, de diferentes naturezas, na saúde da glândula mamária, no bem-estar animal e nas características produtivas e qualitativas do leite.
Subárea de conhecimento
5.04.01.00-9 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
GECAP - Grupo de estudo em Comportamento dos Animais de Produção
Prazo de execução
48 meses
Início
20/07/2008
Término
20/07/2012
Fonte financiadora
CAPES,Outros organismos nacionais
PROAP-CAPES
Valor liberado
R$ 86.400,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
Isabella Dias Barbosa Silveira bardi@vetorial.net 5
Colaboradores
Nome Instituição HS
Lotar SiewerdtUFPEL2
Mabel Mascarenhas WiegandUFPEL2
Vivian FischerUFRGS2
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FVMarcos CasagrandeVeterinária4
FAEMMárcio Dias MachadoAgronomia4
FAEMAna Paula Silveira TeixeiraAgronomia4
FAEMAntônio Nunes OpptizAgronomia4
FAEMConrado Prado de ÁvilaAgronomia4
FAEMKaren Piraine MartinsAgronomia4
FAEMMônica Daiana de Paula PetersPós-Graduação em Zootecnia16
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

Na bovinocultura leiteira existe intensa interação entre humanos e animais pois, em qualquer sistema de criação para produção de leite, tratadores e vacas interagem diariamente por um longo período, durante o desenvolvimento de atividades de rotina, como ordenha, alimentação, cuidados sanitários e outras práticas zootécnicas (HEMSWORTH; COLEMAN, 1998). O estresse, causado por ações de manejo negativas ou aversivas podem afetar negativamente a produção e qualidade do leite devido ao aumento de leite residual na glândula mamária após a ordenha (VALLE et al., 2005). Esse aumento de leite residual pode desencadear infecções elevando os níveis de mastites clínicas e subclínicas nos rebanhos leiteiros, causando desconforto e inquietação do animal resultante da dor provocada pela infecção. Pode-se afirmar que as condições de bem-estar do animal com mastite não estão sendo atendidas. Esta preocupação com dor em animais deve-se ao efeito imediato causando sofrimento e estresse e também ao efeito a longo prazo alterando a organização do sistema nervoso central. É consenso entre os pesquisadores que o controle da dor em situações de enfermidades dos animais é essencial para o seu bem-estar. Entretanto, erroneamente muitos consideram o bovino pouco responsivo à dor, já que pouco se conhece sobre os indicadores comportamentais para dor nesta espécie. A condição de dor ou desconforto experimentada pelo animal em caso de mastite é de difícil avaliação, sendo necessário estudos para mensurar os seus impactos sobre o bem-estar e, conseqüentemente, sobre a produção e qualidade do leite. Acredita-se que a interação homem-vaca leiteira afeta a saúde da glândula mamária, elevando os níveis de dor, afetando o bem-estar animal e as características produtivas e qualitativas do leite. Portanto, o projeto tem por objetivo avaliar os efeitos da interação homem-vaca leiteira, de diferentes naturezas, na saúde da glândula mamária, no bem-estar animal e nas características produtivas e qualitativas do leite.