Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.02.08.003
Título do Projeto
O Onze de Setembro nas Literaturas de Língua Inglesa
Data de cadastro
08/09/2008
Unidade
Departamento
Objetivos
O projeto tem como objetivo principal examinar as maneiras como os atentados ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001 foram e estão sendo utilizados nas literaturas de língua inglesa. A principal hipótese é a de que o momento inicial, de literatura enquanto memória, deu lugar a um modo mais complexo de leitura não somente dos atentados em si mas da própria questão histórica ao redor dos mesmos. Como existem cada vez mais obras literárias sendo publicadas que estão utilizando-se dessas imagens, o projeto também almeja estar na vanguarda, mapeando e analisando tais obras.
Subárea de conhecimento
8.02.08.00-2 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História
Prazo de execução
72 meses
Início
11/09/2008
Término
11/09/2014
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1323523 Eduardo Marks de Marques eduardo.marks@mandic.com.br 06
Colaboradores
Nome Instituição HS
Rosalia Angelita Neumann GarciaUFRGS04
Marília Schramm RégioPUC-RS04
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLMárcia Soares NevesLetras03
FLMariane Nunes dos SantosLetras03
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO



Resumo:

Sete anos após os ataques ao World Trade Center, há um certo distanciamento histórico com o qual se pode analisar as conseqüências de tais ataques à ordem mundial. Isso reflete-se na literatura produzida imediatamente após os atentados - calcada na noção de trauma - e naquela produzida hoje em dia - onde as noções de história e paródia fazem-se presentes. Assim sendo, a relevância de tal pesquisa baseia-se em quatro pilares: 1) o da análise literária de produção extremamente contemporânea; 2) o da análise socio-historico-cultural, tanto do contexto de produção dessa forma de literatura (tendo os ataques de 11 de setembro como eixo comum) quanto da tradução e transformação do evento em literatura; 3) o da análise teorico-crítica, ligando idéias até então díspares sobre a função (social) da literatura, e; 4) o da análise literária comparatista, que pretende questionar o caráter político unificador dos atentados, imposto pelo discurso governista estanudidense, através da literatura anglófona produzida dentro e fora dos Estados Unidos.