Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.06.016
Título do Projeto
Línguas estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na Complexidade e no Caos
Data de cadastro
02/12/2008
Unidade
Departamento
Objetivos
O objetivo principal do projeto é analisar, refletir e produzir subsídios teóricos sobre a aprendizagem de línguas por meio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas e à construção do conhecimento com ferramentas digitais. Também é objetivo produzir conhecimento sobre as peculiaridades da produção de materiais para a aprendizagem em meio telemático, analisando sistemas de autoria e discutindo (novas) formas de elaboração e de utilização de atividades com as TICs. O trabalho investigativo terá suporte teórico no paradigma da Complexidade – Pensamento Complexo, Teoria do Caos (MORIN, 1995; GLEICK, 1989; PIAGET, 1973) – e em conceitos ligados à Ciência da Computação e ao Design, como a Usabilidade (NIELSEN, 1994) e a Usabilidade Pedagógica (VETROMILLE-CASTRO, 2003). As ações desenvolvidas envolverão alunos de graduação, o que propiciará aos estudantes contato com o trabalho de pesquisa, o qual deve fazer parte de sua formação profissional e é, portanto, objetivo do projeto. Dentre as metas, as quais decorrem das ações desenvolvidas pelos pesquisadores integrantes, estão a oferta de disciplina no curso de Letras – em nível de graduação e de pós-graduação – e de curso de extensão, tratando da inserção das TICs no cenário educacional, seja ele presencial, semi-presencial ou a distância. Também é meta do projeto a participação em congressos (como o da ABRALIN em 2009) e salões de iniciação científica, tanto por parte dos professores quanto dos alunos pesquisadores, com vistas à divulgação do trabalho de pesquisa. Da mesma forma, é prevista a submissão de artigos científicos a periódicos de referência, dando visibilidade à pesquisa desenvolvida na instituição. Também é meta do projeto a construção de um banco de atividades para a aprendizagem de línguas online (BALL – Bank of Activities for Language Learning). O BALL reunirá materiais CALL (computer-assisted language learning - aprendizagem de línguas mediada por computador), os quais serão hospedados em um sítio eletrônico, preferencialmente ligado à Universidade Federal de Pelotas. Cada material será submetido a uma comissão de especialistas a ser montada e, recebendo parecer favorável, passará a constituir o acervo do BALL. O acervo ficará disponível a autores e a professores em geral, como apoio a suas aulas. Para a conclusão da meta, será feito um levantamento de possibilidades de ambientes para hospedagem dos materiais, a customização da plataforma escolhida e a elaboração e seleção de materiais que serão submetidos à comissão editorial do BALL.
Subárea de conhecimento
8.01.06.00-5 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Elaboração de materiais e práticas pedagógicas na aprendizagem de línguas
Prazo de execução
48 meses
Início
30/11/2008
Término
30/11/2012
Fonte financiadora
CAPES
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
2299258 Rafael Vetromille de Castro vetromillecastro@gmail.com 06
Colaboradores
Nome Instituição HS
Vilson José LeffaUCPel01
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e PaivaUFMG01
Paulo Roberto Ferreira JúniorUFPel01
Anne Marie MoorUFPel (Aposentada)02
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLCamila Gonçalves dos SantosMestrado em Letras (UCPel)02
FLGabriela Bohlmann DuarteCurso de Letras02
FLNairana Hoffmann SedrezCurso de Letras02
FLMariana Hernandes GrassiCurso de Letras02
FLJúlia de Souza GusmãoCurso de Letras02
FLPaula Zimmer de CastroCurso de Letras02
FLPatrícia Mussi EscobarMestrado em Letras02
FLGisele Medina NunesMestrado em Letras02
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO



Resumo:

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação tem, recentemente, suscitado o interesse de professores, alunos e instituições de ensino. A oferta de cursos online tem crescido em velocidade maior do que a reflexão sobre as características e demandas pedagógicas do meio telemático. A comunidade em muito avançou no tocante ao acesso à tecnologia e ao domínio de ferramentas digitais. Porém, ainda encontramos iniciativas pedagógicas que são mera transposição de práticas tradicionais presenciais com pouca interação e ações centradas na figura do professor e, principalmente, em consonância com o paradigma clássico de Ciência, que tem como pilares a Ordem, a Separabilidade e a Razão. Pesquisas recentes têm verificado que o paradigma clássico é insuficiente para tratar de várias questões da aprendizagem de línguas e da formação de professores, especialmente quando analisamos ações mediadas pelas TICs. O paradigma da Complexidade considera as questões dentro dos princípios da Inseparabilidade, do Caos e da dependência mútua dos elementos de um sistema, sem descartar conclusões com base na Ciência clássica. Considerando as características do meio telemático, os comportamentos dos indivíduos no referido meio e pesquisas recentes, entendemos que a adoção de uma perspectiva Complexa nos permite compreender de maneira mais ampla as condutas docentes/discentes em AVA. Nesse cenário, necessitamos da reflexão sobre paradigmas que dêem conta das especificidades do meio telemático, tanto no que diz respeito aos materiais para a sala de aula virtual, quanto às práticas de professores e alunos no ensino/aprendizagem por meio das TICs.