Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.01.06.016 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto Línguas estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na Complexidade e no Caos |
Data de cadastro 02/12/2008 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos O objetivo principal do projeto é analisar, refletir e produzir subsídios teóricos sobre a aprendizagem de línguas por meio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas e à construção do conhecimento com ferramentas digitais. Também é objetivo produzir conhecimento sobre as peculiaridades da produção de materiais para a aprendizagem em meio telemático, analisando sistemas de autoria e discutindo (novas) formas de elaboração e de utilização de atividades com as TICs. O trabalho investigativo terá suporte teórico no paradigma da Complexidade – Pensamento Complexo, Teoria do Caos (MORIN, 1995; GLEICK, 1989; PIAGET, 1973) – e em conceitos ligados à Ciência da Computação e ao Design, como a Usabilidade (NIELSEN, 1994) e a Usabilidade Pedagógica (VETROMILLE-CASTRO, 2003). As ações desenvolvidas envolverão alunos de graduação, o que propiciará aos estudantes contato com o trabalho de pesquisa, o qual deve fazer parte de sua formação profissional e é, portanto, objetivo do projeto. Dentre as metas, as quais decorrem das ações desenvolvidas pelos pesquisadores integrantes, estão a oferta de disciplina no curso de Letras – em nível de graduação e de pós-graduação – e de curso de extensão, tratando da inserção das TICs no cenário educacional, seja ele presencial, semi-presencial ou a distância. Também é meta do projeto a participação em congressos (como o da ABRALIN em 2009) e salões de iniciação científica, tanto por parte dos professores quanto dos alunos pesquisadores, com vistas à divulgação do trabalho de pesquisa. Da mesma forma, é prevista a submissão de artigos científicos a periódicos de referência, dando visibilidade à pesquisa desenvolvida na instituição. Também é meta do projeto a construção de um banco de atividades para a aprendizagem de línguas online (BALL – Bank of Activities for Language Learning). O BALL reunirá materiais CALL (computer-assisted language learning - aprendizagem de línguas mediada por computador), os quais serão hospedados em um sítio eletrônico, preferencialmente ligado à Universidade Federal de Pelotas. Cada material será submetido a uma comissão de especialistas a ser montada e, recebendo parecer favorável, passará a constituir o acervo do BALL. O acervo ficará disponível a autores e a professores em geral, como apoio a suas aulas. Para a conclusão da meta, será feito um levantamento de possibilidades de ambientes para hospedagem dos materiais, a customização da plataforma escolhida e a elaboração e seleção de materiais que serão submetidos à comissão editorial do BALL. |
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Subárea de conhecimento 8.01.06.00-5 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Elaboração de materiais e práticas pedagógicas na aprendizagem de línguas |
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Prazo de execução 48 meses |
Início 30/11/2008 |
Término 30/11/2012 |
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Fonte financiadora CAPES |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO |
Resumo: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação tem, recentemente, suscitado o interesse de professores, alunos e instituições de ensino. A oferta de cursos online tem crescido em velocidade maior do que a reflexão sobre as características e demandas pedagógicas do meio telemático. A comunidade em muito avançou no tocante ao acesso à tecnologia e ao domínio de ferramentas digitais. Porém, ainda encontramos iniciativas pedagógicas que são mera transposição de práticas tradicionais presenciais com pouca interação e ações centradas na figura do professor e, principalmente, em consonância com o paradigma clássico de Ciência, que tem como pilares a Ordem, a Separabilidade e a Razão. Pesquisas recentes têm verificado que o paradigma clássico é insuficiente para tratar de várias questões da aprendizagem de línguas e da formação de professores, especialmente quando analisamos ações mediadas pelas TICs. O paradigma da Complexidade considera as questões dentro dos princípios da Inseparabilidade, do Caos e da dependência mútua dos elementos de um sistema, sem descartar conclusões com base na Ciência clássica. Considerando as características do meio telemático, os comportamentos dos indivíduos no referido meio e pesquisas recentes, entendemos que a adoção de uma perspectiva Complexa nos permite compreender de maneira mais ampla as condutas docentes/discentes em AVA. Nesse cenário, necessitamos da reflexão sobre paradigmas que dêem conta das especificidades do meio telemático, tanto no que diz respeito aos materiais para a sala de aula virtual, quanto às práticas de professores e alunos no ensino/aprendizagem por meio das TICs. |