Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.02.10.020 | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR |
Data de cadastro 22/01/2009 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos OBJETIVOS PRINCIPAL: Articular uma reflexão específica sobre problemas de formação do leitor, tratados na área de Letras, com reflexões gerais sobre formação cultural e capacidade de interpretação de conceitos, que tocam em todas as disciplinas curriculares da educação básica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Refletir a respeito de critérios de avaliação dos diversos discursos vigentes na educação, potencializando a instância expressiva da racionalidade que se faz presente na linguagem, levando-se em consideração que os argumentos hegemônicos ainda difundem atualmente imagens autoritárias da formação cultural; Revisar o discurso bibliográfico sobre o tema e, com isto, do redimensionamento da formação do professor, especialmente dos Cursos de Letras, de maneira adequada às exigências educacionais vigentes, num contexto em que a racionalidade científica, por intermédio do tecnicismo educacional vigente no recente período ditatorial brasileiro (1964-85), transformou-se em um mito; Estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre formação do leitor e autoritarismo. Serão levantadas categorias utilizadas pelos críticos e historiadores, e examinadas as fundamentações teóricas empregadas; Refletir sobre conceitos de Estética e de Teoria da Literatura à luz das relações entre Literatura e Sociedade. Conceitos como juízo crítico, universalidade, engajamento, participação, crítica social, literariedade, mímese e cânone serão discutidos tendo em vista a condição específica da expressão literária em um contexto de controle discursivo e ideológico; |
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Subárea de conhecimento 8.02.10.00-7 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Estudos de intertextualidade: códigos estéticos e culturais; sistemas literários |
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Prazo de execução 71 meses |
Início 01/02/2009 |
Término 02/01/2015 |
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Fonte financiadora CAPES |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: Esse projeto de trabalho está voltado para uma associação entre formação cultural, considerando o grau de impacto da indústria cultural na sociedade contemporânea, e sobretudo na educação formal, e formação do leitor, considerando o crescente desprestígio da leitura sistemática de textos literários no âmbito escolar. Essa associação estabelece, nos termos da Dialética Negativa de Theodor Adorno, como percursos tramados de maneira conflitiva, em que a constituição do sujeito não se realiza de maneira plena. |