Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
||
Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto |
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | |||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | |||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.01.01.009 | |||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto Ensino de língua materna na escola: diferentes estratégias de leitura e produção de textos |
Data de cadastro 28/05/2009 |
||||||||||||||||||||||||||||
Unidade |
Departamento |
||||||||||||||||||||||||||||
Objetivos Pesquisar e refletir sobre o atual contexto de ensino de língua materna na escola com o intuito de criar espaço onde se possa produzir e testar variadas estratégias de leitura e produção textual, envolvendo os inúmeros gêneros textuais que circulam em nosso meio. |
|||||||||||||||||||||||||||||
Subárea de conhecimento 8.01.01.00-3 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador |
||||||||||||||||||||||||||||
Prazo de execução 40 meses |
Início 01/07/2009 |
Término 31/10/2012 |
|||||||||||||||||||||||||||
Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||
Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: A presente pesquisa está voltada a questões pertinentes ao ensino de língua materna na escola. Elegendo o texto (e os diferentes gêneros textuais) como objeto de ensino busca desenvolver a uma metodologia diferenciada daquela que vem sendo empregada no meio escola. A preocupação reside em desenvolver diversas estratégias de leitura, oralidade, produção textual e investigaçãoes linguísticas (gramaticais). O importante é que o aluno seja capaz de expressar-se com destreza, tanto oralmente como por escrito. Para tanto, não é mais aceitável que o professor de português dedique boa parte, senão toda, a trabalhar questões gramaticais por meio de exercícios isolados e autônomos, que pouco acrescentam à capacidade comunicativa do aluno. Eis a questão: com a enorme gama de material (textos e gêneros textuais) que circulam em nosso meio social pode o professor de língua dedicar tanto tempo de sua aula a trabalhar com a metalinguagem? Precisamos mudar não só o objeto de ensino, mas também a metodologia (o modo de abordá-lo). O professor precisa redefinir seu conceito de língua, de texto, de gramática, pensando em o que ensinar, para que e com que finalidade. Nosso estudo buscará encontrar caminhos nessa vereda! |