Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.01.009
Título do Projeto
Ensino de língua materna na escola: diferentes estratégias de leitura e produção de textos
Data de cadastro
28/05/2009
Unidade
Departamento
Objetivos
Pesquisar e refletir sobre o atual contexto de ensino de língua materna na escola com o intuito de criar espaço onde se possa produzir e testar variadas estratégias de leitura e produção textual, envolvendo os inúmeros gêneros textuais que circulam em nosso meio.
Subárea de conhecimento
8.01.01.00-3 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Prazo de execução
40 meses
Início
01/07/2009
Término
31/10/2012
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1669576 Cleide Ines Wittke cleideinesw@yahoo.com.br 05
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLCamila Lacerda PintoPortuguês e Literaturas da Língua Portuguesa8
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

A presente pesquisa está voltada a questões pertinentes ao ensino de língua materna na escola. Elegendo o texto (e os diferentes gêneros textuais) como objeto de ensino busca desenvolver a uma metodologia diferenciada daquela que vem sendo empregada no meio escola. A preocupação reside em desenvolver diversas estratégias de leitura, oralidade, produção textual e investigaçãoes linguísticas (gramaticais). O importante é que o aluno seja capaz de expressar-se com destreza, tanto oralmente como por escrito. Para tanto, não é mais aceitável que o professor de português dedique boa parte, senão toda, a trabalhar questões gramaticais por meio de exercícios isolados e autônomos, que pouco acrescentam à capacidade comunicativa do aluno. Eis a questão: com a enorme gama de material (textos e gêneros textuais) que circulam em nosso meio social pode o professor de língua dedicar tanto tempo de sua aula a trabalhar com a metalinguagem? Precisamos mudar não só o objeto de ensino, mas também a metodologia (o modo de abordá-lo). O professor precisa redefinir seu conceito de língua, de texto, de gramática, pensando em o que ensinar, para que e com que finalidade. Nosso estudo buscará encontrar caminhos nessa vereda!