Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.02.01.002
Título do Projeto
O texto oral formal e a ampliação da competência comunicativa: perspectivas e possibilidades no ensino de Língua Portuguesa
Data de cadastro
04/07/2009
Unidade
Departamento
Objetivos
- Construir reflexões sobre a importância e sobre o papel da oralidade no ensino de Língua Portuguesa e, a partir delas, articular estratégias e metodologias de ensino para o uso dos gêneros orais formais em sala de aula. - Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da oralidade formal, mapeando a produção intelectual brasileira nas duas últimas décadas, a fim de construir um banco de dados para pesquisadores, professores, estudantes e demais pessoas envolvidas com este estudo ou interessadas no tema. - Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre os usos orais da língua, aprimorando a formação docente sob este ponto de vista específico. - Discutir e refletir sobre os vários aspectos do ensino dos gêneros orais formais, buscando articulá-los aos gêneros escritos de que se aproximam. - Oportunizar, tanto aos alunos de graduação quanto aos de Ensino Fundamental e Médio, momentos em que eles, ao se expressarem de um modo mais formal, possam obter a chance de se tornarem mais críticos em relação ao seu desempenho linguístico oral. - Propiciar aos alunos ocasiões de uso para diversas formas linguísticas, procurando adequá-las a diferentes contextos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de suas habilidades competentes na fala. - Criar um banco de textos e de atividades produzidos por todos os envolvidos no projeto de pesquisa, disponibilizando-o para alunos de graduação, professores de Escolas e demais interessados.
Subárea de conhecimento
8.02.01.00-8 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
NELPPE - Núcleo de Estudos sobre Linguagem e Práticas Pedagógicas
Prazo de execução
48 meses
Início
01/08/2009
Término
01/08/2013
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1369999 Leticia Fonseca Richthofen de Freitas leticia.freitas@ufpel.tche.br 06
Colaboradores
Nome Instituição HS
Cleide Inês WittkeUFPel02
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

É inegável a importância do desenvolvimento da competência comunicativa de nossos estudantes, não somente no que diz respeito à leitura e à produção de textos escritos, mas também no que se refere à produção de textos orais, principalmente de gêneros orais formais. Nesse sentido, conforme argumentam autores como Antunes (2003), Bergmann (2009, 1998), Castilho (1998), Koch (2007), Marcuschi (2008, 2005), Milanez (1993), Ramos (1997), dentre outros, o discurso oral formal, que ocorre sobretudo nas situações públicas, apresenta traços específicos, que precisam ser aprendidos, diferentes daqueles das situações orais de interação mais informais e cotidianas. Por isso, é necessário criar espaços para a prática da oratória na sala de aula, tanto de alunos de Ensino Fundamental e Médio, quanto de alunos de graduação. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo construir reflexões e estratégias para o uso e o ensino dos gêneros orais formais, buscando atingir estudantes de graduação – incluindo alunos estagiários do Curso de Letras -, bem como professores de Língua Portuguesa que já atuam em Escolas, seja através de palestras, de cursos de formação ou de projetos de extensão.