Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.06.019
Título do Projeto
Análises linguísticas em produções escritas de um banco de textos constituído por redações do vestibular da UFPel
Data de cadastro
19/10/2009
Unidade
Departamento
Objetivos
Ampliar a análise do português escrito por brasileiros - em especial no que diz respeito aos aspectos sintáticos - articulando-a com o grupo de pesquisa "Descrição do Português do Extremo Sul do Brasil"; ensejar um debate teórico que confronte a capacidade descritiva e explanatória de gramáticas normativas tradicionais e de teorias linguísticas; contribuir para a discussão acerca do processo de ensino do português nas redes pública e privada.
Subárea de conhecimento
8.01.06.00-5 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Descrição do Português do Extremo Sul do Brasil
Prazo de execução
36 meses
Início
01/11/2009
Término
01/11/2012
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
3084247 Paula Fernanda Eick Cardoso paulaeick@terra.com.br 06
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLLaís Tiemi Horiye CabanaLetras03
FLLuciene Silva dos SantosLetras03
FLJúlia Souza de GusmãoLetras03
FLAline Pedra MedeirosLetras03
FLNathielen Isquierdo MonteiroLetras03
FLBianca Alves LehmannLetras03
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar fenômenos linguísticos identificados nas produções escritas dos candidatos ao vestibular da UFPel, com ênfase na sintaxe - dentre eles, concordância com o sujeito posposto, emprego do infinitivo flexionado, uso do "se" como partícula apassivadora nas passivas sintéticas ou como sujeito indeterminado na voz ativa, emprego de pronomes relativos regidos por preposição nas orações subordinadas adjetivas. A fim de realizar essa tarefa, esta pesquisa valer-se-á dos dados de um banco de textos construído com as dissertações do vestibular de verão 2007, as quais foram devidamente digitadas e armazenadas em cd-rom. Embora os textos dos vestibulandos não retratem o uso espontâneo da língua portuguesam, uma vez que foram produzidos em uma situação de controle da linguagem, eles indubitavelmente fornecem subsídios aos pesquisadores para a análise dos conhecimentos internalizados pelos candidatos ao longo de suas diferentes experiências com a língua portuguesa no meio familiar, social e escolar. Esses estudos são extremamente relevantes, uma vez que permitirão o exame das características da linguagem utilizada por alunos do sistema educacional brasileiro à luz de teorias linguísticas e, além disso, poderão estimular a reflexão sobre o ensino de língua materna.