Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.01.01.013 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto Aquisição da fonologia - emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais |
Data de cadastro 15/09/2010 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos Objetivo Geral Investigar a emergência dos gestos articulatórios como unidades fonológicas Objetivos específicos Investigar a emergência dos gestos articulatórios na aquisição do português brasileiro. Investigar acerca da dependência ou independência dos articuladores – de ponta de língua e de corpo de língua - no processo de aquisição. Verificar se as pistas acústicas em relação a ponto de articulação das consoantes estão de acordo com os resultados evidenciados pelas imagens de ultrassom. Formalizar a gramática fonológica, constituída por gestos, com base na Teoria da Otimidade Conexionista (COT). Formalizar, de acordo com a COT, os diferentes estágios de aquisição fonológica – emergência gestual - evidenciados pelas crianças. Com base em novas unidades fonológicas, repensar o desenvolvimento de terapias de fala. |
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Subárea de conhecimento 8.01.01.00-3 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Emergência da Linguagem Oral - ELO |
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Prazo de execução 48 meses |
Início 01/11/2010 |
Término 01/11/2014 |
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Fonte financiadora CAPES,FAPERGS |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: O presente projeto trata sobre a aquisição fonético/fonológica por crianças com aquisição normal e desviante. A pesquisa visa a investigar a existência de gestos articulatórios enquanto unidades gramaticais, bem como a sua constituição no processo de aquisição da linguagem. Diferentemente de trabalhos desenvolvidos na área no Brasil, do final da década de 80 até os dias de hoje, a abordagem teórica utilizada na descrição e análise dos dados tem por base a Fonologia Articulatória (FAR) e a Teoria da Otimidade em um viés estritamente conexionista. Esta última será utilizada com o objetivo de formalizar o modelo da FAR em um sistema gramatical, proposta que está apenas no início de seu desenvolvimento, com o trabalho de Gafos (2002), sendo que nenhuma análise foi estabelecida, ainda, para uma gramática em aquisição. Desta forma, um novo olhar será tecido acerca da constituição da fonologia do português pela criança, uma vez que diferentes unidades gramaticais serão consideradas. Além dos avanços descritivos e teóricos implicados nesta pesquisa, cumpre-se primordial salientar a significativa contribuição para os avanços nas pesquisas relativas às terapias de fala. |