Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.01.013
Título do Projeto
Aquisição da fonologia - emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais
Data de cadastro
15/09/2010
Unidade
Departamento
Objetivos
Objetivo Geral Investigar a emergência dos gestos articulatórios como unidades fonológicas Objetivos específicos  Investigar a emergência dos gestos articulatórios na aquisição do português brasileiro.  Investigar acerca da dependência ou independência dos articuladores – de ponta de língua e de corpo de língua - no processo de aquisição.  Verificar se as pistas acústicas em relação a ponto de articulação das consoantes estão de acordo com os resultados evidenciados pelas imagens de ultrassom.  Formalizar a gramática fonológica, constituída por gestos, com base na Teoria da Otimidade Conexionista (COT).  Formalizar, de acordo com a COT, os diferentes estágios de aquisição fonológica – emergência gestual - evidenciados pelas crianças.  Com base em novas unidades fonológicas, repensar o desenvolvimento de terapias de fala.
Subárea de conhecimento
8.01.01.00-3 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Emergência da Linguagem Oral - ELO
Prazo de execução
48 meses
Início
01/11/2010
Término
01/11/2014
Fonte financiadora
CAPES,FAPERGS
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1467302 Giovana Ferreira Goncalves gfgb@terra.com.br 8
Colaboradores
Nome Instituição HS
Mirian Rose Brum de PaulaUFPEL4
Helena Bolli MotaUFSM4
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLFabíola Victória WeykampLetras2
FLFelipe da Silva BilharvaLetras2
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

O presente projeto trata sobre a aquisição fonético/fonológica por crianças com aquisição normal e desviante. A pesquisa visa a investigar a existência de gestos articulatórios enquanto unidades gramaticais, bem como a sua constituição no processo de aquisição da linguagem. Diferentemente de trabalhos desenvolvidos na área no Brasil, do final da década de 80 até os dias de hoje, a abordagem teórica utilizada na descrição e análise dos dados tem por base a Fonologia Articulatória (FAR) e a Teoria da Otimidade em um viés estritamente conexionista. Esta última será utilizada com o objetivo de formalizar o modelo da FAR em um sistema gramatical, proposta que está apenas no início de seu desenvolvimento, com o trabalho de Gafos (2002), sendo que nenhuma análise foi estabelecida, ainda, para uma gramática em aquisição. Desta forma, um novo olhar será tecido acerca da constituição da fonologia do português pela criança, uma vez que diferentes unidades gramaticais serão consideradas. Além dos avanços descritivos e teóricos implicados nesta pesquisa, cumpre-se primordial salientar a significativa contribuição para os avanços nas pesquisas relativas às terapias de fala.