Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.02.00.002
Título do Projeto
A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira
Data de cadastro
30/09/2010
Unidade
Departamento
Objetivos
Estabelecer um estudo longitudinal sobre os impactos das experiências como ministrantes de extensão de francês língua estrangeira (FLE) nos estudantes da formação em letras. Os acadêmicos envolvidos voluntariamente em tais projetos e atividades extensionistas (como ministrantes e elaboradores de materiais e recursos para emprego no ensino desta língua estrangeira) buscam algo a mais dentro da experiência universitária. Conhecer e explicitar o que move aqueles que participam de atividades de extensão e o que não mobiliza ou impede de participar aqueles que não se voluntariam. Conhecer suas motivações iniciais, retraçar os históricos destas experiências em suas formações individuais e perceber os diferentes tipos de impacto que elas acarretam pode contribuir para a qualificação destas experiências formativas e para a reflexão sobre a licenciatura, integrando assim de maneira mais consistente os âmbitos de ensino, extensão e pesquisa. Possibilitar aos estudantes entrevistados a tomada consciência do processo de pesquisa inerente à atividade extensionista realizada dentro da formação. O produto final visado são os relatórios com conclusões sobre estas integrações de atividades que permitirão um reflexo de realimentação sobre as formações em curso, permitindo igualmente embasar perspectivas de reformulações na formação.
Subárea de conhecimento
8.02.00.00-1 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Prazo de execução
50 meses
Início
27/08/2010
Término
17/10/2014
Fonte financiadora
Recursos próprios
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
409330 Mariza Pereira Zanini mzanini@via-rs.net 4
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLFrancine RomanoLetras1
FLKarol GarciaLetras1
FLPriscila ChavesLetras1
FLRafael CarúsLetras1
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

Como integrar durante a formação docente universitária da Licenciatura as dimensões de pesquisa e de extensão sem que estas se constituam em um conjunto de caixas assimétricas e dissociadas umas das outras? Esta é a questão a que se propõe esta pesquisa, partindo da perspectiva da integração da reflexão sobre a atividade extensionista como formadora. A participação voluntária do acadêmico em Letras em atividades de extensão- mesmo precoces- durante a licenciatura tem sido prática freqüente e estimulada pela área de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPel. Esta é uma proposta formalizada de exploração e análise dos impactos da participação nestas atividades extensionistas sobre a formação para o ensino da língua-cultura estrangeira (francês). Partindo da hipótese de que os acadêmicos envolvidos voluntariamente em tais projetos e atividades extensionistas (como ministrantes e elaboradores e usuários de materiais e recursos para emprego no ensino de língua estrangeira) buscam algo a mais dentro da experiência universitária, a questão que se impõe é por que motivo?