Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||
Código: 8.01.06.024 | ||||||||||||||||
Título do Projeto Processos de Inferência Lexical em Língua Estrangeira |
Data de cadastro 07/12/2010 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos 1) Verificar se os componentes “processos lexicais”, da categoria processos, e “conhecimento do significado das palavras”, da categoria domínio (Perfetti, 2001),possuem igual importância na geração da inferência lexical bem-sucedida em L2. 2) Avaliar se a importância de cada um dos componentes varia em função do nível de proficiência linguística na L2 dos sujeitos. |
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Subárea de conhecimento 8.01.06.00-5 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Línguas em Contato |
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Prazo de execução 36 meses |
Início 15/03/2011 |
Término 15/03/2014 |
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Fonte financiadora Recursos próprios |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO |
Resumo: O projeto tem como tema os processos de inferência lexical em língua estrangeira (L2) por falantes de português como língua materna (L1). Esses serão verificados a partir da teoria de Perfetti (1994, 1996, 2001), que propõe um modelo de leitura formado por duas categorias principais: a de processos e a de domínio. Na primeira estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio.Os dois objetivos principais da pesquisa são: (1) verificar se os componentes “processos lexicais”, da categoria processos, e “conhecimento do significado das palavras”, da categoria domínio (Perfetti, 2001),possuem igual importância na geração da inferência lexical bem-sucedida; (2) avaliar se a importância de cada um dos componentes varia em função do nível de proficiência linguística na L2 dos sujeitos. A relevância desse tema está no fato de que, sem o conhecimento do significado das palavras, o processo de compreensão sequer inicia. Ainda que outros fatores estejam implicados, o conhecimento de vocabulário tem um caráter único na medida em que é o responsável pelo desencadeamento de outros processos específicos, como a realização de inferências globais e o monitoramento da compreensão. Acredita-se que os resultados desssa pesquisa poderão, além de ampliar o debate sobre a natureza dos processos inferenciais em L2 à luz das teorias correntes, auxiliar na identificação dos fatores que contribuem para as inferências, o que implica também uma melhor compreensão dos processos de leitura em L2. |