Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||
Código: 8.02.10.023 | ||||||||||||||||
Título do Projeto A sátira e o discurso autobiográfico: representação estética da realidade sociopolítica e cultural do Brasil da Primeira República na literatura militante de Lima Barreto |
Data de cadastro 27/03/2011 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos GERAL: Contribuir para a consolidação do grupo de pesquisa Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História do CLC UFPel por intermédio do desenvolvimento de estudo sobre a obra de Lima Barreto voltado à investigação dos elementos constitutivos do projeto estético do escritor, mediados pelo estudo e pesquisa dos conceitos de literatura militante, literatura confessional e sátira literária. ESPECÍFICOS: Ministrar disciplinas (Graduação e Pós-Graduação) sobre a obra de Lima Barreto (crônicas, contos, romances, diários e sátiras) em níveis introdutório e avançado; Integrar GT nacional voltado aos estudos barretianos (Anpoll, Abralic e outros); Apresentar proposta de financiamento às agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), bem como à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPel, visando a obter recursos para o desenvolvimento pleno do projeto e concessão de bolsas de Iniciação Científica a alunos de Graduação; Orientar alunos de Iniciação Científica em trabalhos relacionados ao tema da pesquisa e correlatos; Participar de eventos e publicações que expressem e divulguem os resultados do trabalho desenvolvido durante a execução da pesquisa; Tendo em vista que em 2011 serão comemorados os 130 anos do nascimento de Lima Barreto, participação em seminários, simpósios e congressos da área de literatura, nacionais e internacionais, visando a dar visibilidade à pesquisa proposta, ao CLC e à UFPel. |
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Subárea de conhecimento 8.02.10.00-7 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História |
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Prazo de execução 24 meses |
Início 01/08/2010 |
Término 01/08/2012 |
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Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO |
Resumo: O período referente ao final do século XIX e início do século XX insere-se num contexto particular do ponto de vista da mudança histórica, ocasionando, no Brasil, a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889). Inserido nesse contexto, o projeto estético da obra de Lima Barreto alia engenho artístico e atuação social, uma vez que, em seu universo ficcional, interagem elementos que nos permitem compreender as formas de dominação impostas por uma sociedade elitista. A produção intelectual de Lima Barreto é o que podemos chamar de "literatura militante". Segundo Machado (2002), Lima Barreto teria desenvolvido grande sensibilidade sociológica por estar estreitamente vinculado às condições de emergência/configuração da modernidade e do capitalismo no contexto da sociedade brasileira. O lugar das margens, em termos existenciais e sociais, daria ao autor, ainda, uma possibilidade privilegiada de observação, descrição e crítica de seu tempo, fazendo de sua literatura, militante, uma representação alegórica da modernidade brasileira. Em vista de sua “missão” de desvendar as instituições e os indivíduos que nelas mantêm o poder sob sua tutela, a sátira e o discurso autobiográfico emergem como formas de representação artística da crítica a esse modelo. O objetivo principal dessa pesquisa é averiguar a pertinência e o limite de ação do uso dos gêneros autobiográfico (Diário Íntimo e Diário do Hospício) e do gênero satírico (Triste fim de Policarpo Quaresma e Os Bruzundangas) na configuração específica da literatura militante de Lima Barreto, a qual apresenta o social não como pano de fundo, mas como elemento formador de sua teia ficcional. |