Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.05.005
Título do Projeto
DESENVOLVIMENTO DE NORMAS PARA TAREFA DE CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA
Data de cadastro
15/05/2011
Unidade
Departamento
Objetivos
1. Desenvolver um instrumento de fácil aplicação e baixo custo para avaliar a habilidade de consciência fonoarticulatória; 2. Estabelecer normas de desempenho de uma tarefa de consciência fonoarticulatória (CFA) para as crianças do ensino fundamental em escolas públicas e particulares; 3. Elaborar o material de aplicação da tarefa de consciência fonoarticulatória padronizado para publicação
Subárea de conhecimento
8.01.05.00-9 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Prazo de execução
12 meses
Início
01/08/2011
Término
01/08/2012
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1652572 Maria Jose Blaskovski Vieira blaskovskivi@yahoo.com.br 06
Colaboradores
Nome Instituição HS
Rosângela Marostega dos SantosFaculdade Porto-Alegrense - FAPA06
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO



Resumo:

Para verificar como as crianças associam uma determinada unidade sonora (fone isolado ou dentro da palavra) com o seu gesto articulatório (isolado ou dentro da palavra), foi elaborado um instrumento de avaliação da consciência fonoarticulatória. Tal instrumento permite investigar a habilidade que o sujeito apresenta para perceber e evocar a resposta motora a partir de informações recebidas dos canais visuais e auditivos (Santos, 2009). O Instrumento de Avaliação da Consciência Fonoarticulatória (IACFA) surgiu da necessidade de um teste mais completo, que considerasse diferentes tarefas organizadas de forma seqüencial, no nível do segmento sonoro e da palavra, para avaliar a capacidade das crianças de refletir sobre os movimentos que os articuladores (lábios, língua, dentes e palato) fazem para a sua produção (Santos e Vieira, 2007). A fim de estabelecer parâmetros normativos para ess instrumento de consciência fonoarticulatória, a presente pesquisa busca investigar como as crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, associam uma som com o seu gesto articulatório.