Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | |||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | |||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.01.05.005 | |||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto DESENVOLVIMENTO DE NORMAS PARA TAREFA DE CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA |
Data de cadastro 15/05/2011 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos 1. Desenvolver um instrumento de fácil aplicação e baixo custo para avaliar a habilidade de consciência fonoarticulatória; 2. Estabelecer normas de desempenho de uma tarefa de consciência fonoarticulatória (CFA) para as crianças do ensino fundamental em escolas públicas e particulares; 3. Elaborar o material de aplicação da tarefa de consciência fonoarticulatória padronizado para publicação |
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Subárea de conhecimento 8.01.05.00-9 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador |
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Prazo de execução 12 meses |
Início 01/08/2011 |
Término 01/08/2012 |
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Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO |
Resumo: Para verificar como as crianças associam uma determinada unidade sonora (fone isolado ou dentro da palavra) com o seu gesto articulatório (isolado ou dentro da palavra), foi elaborado um instrumento de avaliação da consciência fonoarticulatória. Tal instrumento permite investigar a habilidade que o sujeito apresenta para perceber e evocar a resposta motora a partir de informações recebidas dos canais visuais e auditivos (Santos, 2009). O Instrumento de Avaliação da Consciência Fonoarticulatória (IACFA) surgiu da necessidade de um teste mais completo, que considerasse diferentes tarefas organizadas de forma seqüencial, no nível do segmento sonoro e da palavra, para avaliar a capacidade das crianças de refletir sobre os movimentos que os articuladores (lábios, língua, dentes e palato) fazem para a sua produção (Santos e Vieira, 2007). A fim de estabelecer parâmetros normativos para ess instrumento de consciência fonoarticulatória, a presente pesquisa busca investigar como as crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, associam uma som com o seu gesto articulatório. |