Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.06.030
Título do Projeto
LINGUAGEM, NARRATIVAS E IDENTIDADES NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Data de cadastro
19/04/2012
Unidade
Departamento
Objetivos
Objetivo principal: Mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos. Objetivos específicos: • Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da formação de professores e das identidades docentes com base nas histórias de vida desses profissionais. • Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre a formação de professores de línguas. • Discutir e refletir sobre os vários aspectos e as várias etapas que constituem as identidades do professor em formação. • Oportunizar aos alunos de graduação momentos em que eles, ao narrar suas histórias sobre o processo de constituição de suas identidades docentes, possam compartilhar tanto suas dificuldades quanto os aspectos positivos que o curso de Letras lhes proporciona . • Cartografar os principais aspectos da formação desses graduandos, disponibilizando os resultados para a comunidade acadêmica, visando a ações para a melhoria do curso.
Subárea de conhecimento
8.01.06.00-5 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Elaboração de materiais e práticas pedagógicas na aprendizagem de línguas
Prazo de execução
36 meses
Início
01/08/2012
Término
02/08/2015
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1369999 Leticia Fonseca Richthofen de Freitas leticia.freitas@ufpel.edu.br 06
Alunos envolvidos
Unidade Nome Curso HS
FLCláudia Raquel LutzMestrado em Letras02
FLMatheus Trindade VelasquesMestrado em Letras02
FLMaria Inez Quevedo RivasMestrado em Letras02
FLJuliana Leal de MoraesEspecialização em Letras02
FLRafaella Soares Pipinospecialização em Letras02
FLBianca Alves LehmannGraduação em Letras02
FLCarla Luciele Matozo AiresGraduação em Letras02
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

Partindo-se do pressuposto de que uma das questões prementes na formação de professores é justamente o estudo dos processos identitários que constituem o professor em formação, seja no espaço acadêmico, seja em outros espaços, como a escola, que concorrem para a construção identitária do profissional como docente (NÓVOA, 1995), e considerando que as identidades são construídas por meio da linguagem, o presente projeto de pesquisa pretende mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos.