Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dados do Projeto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Código: 8.01.06.030 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Título do Projeto LINGUAGEM, NARRATIVAS E IDENTIDADES NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
Data de cadastro 19/04/2012 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos Objetivo principal: Mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos. Objetivos específicos: • Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da formação de professores e das identidades docentes com base nas histórias de vida desses profissionais. • Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre a formação de professores de línguas. • Discutir e refletir sobre os vários aspectos e as várias etapas que constituem as identidades do professor em formação. • Oportunizar aos alunos de graduação momentos em que eles, ao narrar suas histórias sobre o processo de constituição de suas identidades docentes, possam compartilhar tanto suas dificuldades quanto os aspectos positivos que o curso de Letras lhes proporciona . • Cartografar os principais aspectos da formação desses graduandos, disponibilizando os resultados para a comunidade acadêmica, visando a ações para a melhoria do curso. |
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Subárea de conhecimento 8.01.06.00-5 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Elaboração de materiais e práticas pedagógicas na aprendizagem de línguas |
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Prazo de execução 36 meses |
Início 01/08/2012 |
Término 02/08/2015 |
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Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: Partindo-se do pressuposto de que uma das questões prementes na formação de professores é justamente o estudo dos processos identitários que constituem o professor em formação, seja no espaço acadêmico, seja em outros espaços, como a escola, que concorrem para a construção identitária do profissional como docente (NÓVOA, 1995), e considerando que as identidades são construídas por meio da linguagem, o presente projeto de pesquisa pretende mapear os principais traços discursivos que concorrem para a construção das identidades docentes no processo de formação de professores de línguas, a partir das narrativas e das histórias de vida dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras da UFPel do primeiro, do quinto e do oitavo semestres, a fim de posteriormente traçar estratégias que visem à qualificação dos processos de formação docente no âmbito dos referidos cursos. |