Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||
Código: 8.02.02.017 | ||||||||||||||||
Título do Projeto VOZES DE APRENDIZAGEM E/LE E FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS |
Data de cadastro 12/05/2012 |
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Unidade |
Departamento |
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Objetivos Investigar como ocorre o processo de aprendizagem de ELE, dos alunos do Curso de Letras Português Espanhol e respectivas Literaturas da Universidade Federal de Pelotas desde o primeiro até o oitavo semestre. Analisar quais são as principais variáveis que participam de todo o processo e discutir as implicações pedagógicas dos resultados, tendo em vista as responsabilidades dos próprios alunos em seu processo de aprendizagem, bem como, a responsabilidade dos professores e da instituição em que os alunos estudam. |
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Subárea de conhecimento 8.02.02.00-4 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador |
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Prazo de execução 45 meses |
Início 15/06/2012 |
Término 16/03/2016 |
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Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
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Envolve experimentação com modelos animais?
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Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? |
Resumo: O presente estudo é de caráter qualitativo e longitudinal e procura investigar como um grupo de alunos do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal de Pelotas aprende o Espanhol num contexto de fronteiras linguísticas e quais as principais variáveis que interferem na aprendizagem durante todo o processo. Para tanto, pretende-se usar, como instrumento de coleta de dados, uma série de anotações diárias do aluno, em forma de diário pós-aula, no qual o aluno poderá registrar todas suas dúvidas, dificuldades, angustias e questionamentos sobre as aulas, sem ter grandes problemas de lapso de memória. Para chegar à expressão do objetivo, desta pesquisa se pretende discutir textos sobre a concepção de linguagem e aprendizagem de língua estrangeira através da manifestação do pensamento de Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2004), Revuz (2002), Larsen-Freeman e Long (1994), Ellis e Larsen Freeman (2006, 2009), os quais além de servir de fundamentação teórica para este projeto, servirão também de justificativa para realizar o mesmo, porque, diante de toda a complexidade de aprender uma língua, o professor, assim como o próprio aprendiz, deve estar sempre redefinindo linguagem, questionando como é que se aprende e quais são os aspectos mais relevantes que devem ser abordados nessa discussão. |