Universidade Federal de Pelotas
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CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.02.02.017
Título do Projeto
VOZES DE APRENDIZAGEM E/LE E FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS
Data de cadastro
12/05/2012
Unidade
Departamento
Objetivos
Investigar como ocorre o processo de aprendizagem de ELE, dos alunos do Curso de Letras Português Espanhol e respectivas Literaturas da Universidade Federal de Pelotas desde o primeiro até o oitavo semestre. Analisar quais são as principais variáveis que participam de todo o processo e discutir as implicações pedagógicas dos resultados, tendo em vista as responsabilidades dos próprios alunos em seu processo de aprendizagem, bem como, a responsabilidade dos professores e da instituição em que os alunos estudam.
Subárea de conhecimento
8.02.02.00-4 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Prazo de execução
45 meses
Início
15/06/2012
Término
16/03/2016
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1359120 Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernandez anarosaf@terra.com.br 04
Envolve experimentação com modelos animais? - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados?
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação?



Resumo:

O presente estudo é de caráter qualitativo e longitudinal e procura investigar como um grupo de alunos do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal de Pelotas aprende o Espanhol num contexto de fronteiras linguísticas e quais as principais variáveis que interferem na aprendizagem durante todo o processo. Para tanto, pretende-se usar, como instrumento de coleta de dados, uma série de anotações diárias do aluno, em forma de diário pós-aula, no qual o aluno poderá registrar todas suas dúvidas, dificuldades, angustias e questionamentos sobre as aulas, sem ter grandes problemas de lapso de memória. Para chegar à expressão do objetivo, desta pesquisa se pretende discutir textos sobre a concepção de linguagem e aprendizagem de língua estrangeira através da manifestação do pensamento de Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2004), Revuz (2002), Larsen-Freeman e Long (1994), Ellis e Larsen Freeman (2006, 2009), os quais além de servir de fundamentação teórica para este projeto, servirão também de justificativa para realizar o mesmo, porque, diante de toda a complexidade de aprender uma língua, o professor, assim como o próprio aprendiz, deve estar sempre redefinindo linguagem, questionando como é que se aprende e quais são os aspectos mais relevantes que devem ser abordados nessa discussão.