Universidade
Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
||
Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto |
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA | ||||||||||||||||
Dados do Projeto | ||||||||||||||||
Código: 8.01.06.031 | ||||||||||||||||
Título do Projeto A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa |
Data de cadastro 04/09/2012 |
|||||||||||||||
Unidade |
Departamento |
|||||||||||||||
Objetivos Analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais. |
||||||||||||||||
Subárea de conhecimento 8.01.06.00-5 (CNPq) |
Grupo de Pesquisa do Coordenador Flávia Medianeira de Oliveira |
|||||||||||||||
Prazo de execução 12 meses |
Início 05/09/2012 |
Término 06/09/2013 |
||||||||||||||
Fonte financiadora |
Valor liberado R$ 0,00 |
|||||||||||||||
|
||||||||||||||||
Envolve experimentação com modelos animais?
NÃO -
Registro no CEEA: Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO |
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que o ensino de línguas deve propiciar ao aluno a análise de sua própria língua e cultura, por meio de vínculos com outras culturas – por semelhança e contraste – que lhe permitam compreender melhor sua realidade e as de outros, enriquecendo sua visão crítica e seu universo cultural (PCN+, 2002). A leitura de textos em língua inglesa se constitui como uma das alternativas pedagógicas que mais contribui para a reflexão dessas questões em sala de aula (Motta-Roth, 2006). Os portais educacionais, especificamente de língua inglesa, disponibilizam diversos conteúdos e atividades pedagógicas que podem ser utilizados, principalmente, por professores em formação inicial. Este estudo, com base nas pesquisas de Análise de Gêneros, Análise Crítica do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Línguas, tem como objetivo analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais. Nossa investigação visa contribuir com a prática docente de professores em formação inicia, auxiliando-os no processo de ensino e aprendizagem das questões culturais e sociais de língua inglesa. |