Universidade Federal de Pelotas
 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
 Portal | PRPPG | Projetos de Pesquisa | Dados do Projeto


CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
 Dados do Projeto
Código: 8.01.06.031
Título do Projeto
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Data de cadastro
04/09/2012
Unidade
Departamento
Objetivos
Analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais.
Subárea de conhecimento
8.01.06.00-5 (CNPq)
Grupo de Pesquisa do Coordenador
Flávia Medianeira de Oliveira
Prazo de execução
12 meses
Início
05/09/2012
Término
06/09/2013
Fonte financiadora
Valor liberado
R$ 0,00
Coordenador do Projeto
SIAPE Nome E-mail HS
1380893 Flavia Medianeira de Oliveira olivafm@gmail.com 4
Envolve experimentação com modelos animais? NÃO - Registro no CEEA:
Envolve experimentos utilizando vírus, microorganismos patogênicos, ou organismos geneticamente modificados? NÃO
Possui Certificado de Qualidade em Biossegurança ou em processo de qualificação? NÃO



Resumo:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que o ensino de línguas deve propiciar ao aluno a análise de sua própria língua e cultura, por meio de vínculos com outras culturas – por semelhança e contraste – que lhe permitam compreender melhor sua realidade e as de outros, enriquecendo sua visão crítica e seu universo cultural (PCN+, 2002). A leitura de textos em língua inglesa se constitui como uma das alternativas pedagógicas que mais contribui para a reflexão dessas questões em sala de aula (Motta-Roth, 2006). Os portais educacionais, especificamente de língua inglesa, disponibilizam diversos conteúdos e atividades pedagógicas que podem ser utilizados, principalmente, por professores em formação inicial. Este estudo, com base nas pesquisas de Análise de Gêneros, Análise Crítica do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Línguas, tem como objetivo analisar as atividades de leitura propostas por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida questões culturais e sociais são propostas e discutidas nessas atividades. Além disso, busca-se 1) investigar quais os objetivos dos portais educacionais ao discutirem os aspectos culturais e sociais em suas atividades de leitura e 2) identificar de que forma a pluralidade cultural é valorizada e incentivada nas atividades de leitura propostas por esses portais. Nossa investigação visa contribuir com a prática docente de professores em formação inicia, auxiliando-os no processo de ensino e aprendizagem das questões culturais e sociais de língua inglesa.