Eixos Temáticos

Agrometeorologia e Biometeorologia - (AGBM_1)

Considera-se para este eixo temático, trabalhos relacionados com processos de troca entre solo-planta-atmosfera, estudos de impactos do fenômeno ENOS sobre as culturas, além de outros trabalhos relacionados a aplicações meteorológicas na agricultura. Estudo da influência de fenômenos meteorológicos que causam doenças em pessoas e animais, assim como índices de conforto térmico.

Hidrometeorologia e Recursos Hídricos - (HIRH_2)

Este eixo temático considera os estudos de processos de transporte e armazenamento de água na atmosfera e na superfície terrestre. Acoplamento do ciclo hidrológico a fase superficial atmosférica a fim de produzir melhores prognósticos de precipitação e vazão dos rios para o gerenciamento do meio ambiente urbano e rural.

Sensoriamento Remoto, Sistemas de Observações e Instrumentação Meteorológica - (SRSO_3)

Estudos que necessitem de dados obtidos e ou transmitidos por satélites e radares para extração de informações meteorológicas, oceanográficas, ambientais, de radiação na atmosfera e para monitoramento ambiental, além de estudos na área de tele-detecção de sistemas atmosféricos e ambientais.

Interação Biosfera-Atmosfera e Interação Oceano-Atmosfera - (IBOA_4)

Trabalhos elaborados levando em consideração os processos de troca de energia, momentum e vapor d'água e de dióxido de carbono, que ocorrem na interface água-solo-vegetação-atmosfera. Estudos que também sejam realizados provenientes da observação e teoria dos fenômenos interativos entre a atmosfera e os oceanos, nas escalas temporais de tempo e clima e de sua variabilidade.

Climatologia e Previsão Climática - (CPC_5)

Estudos realizados sobre a variabilidade climática, mudanças climáticas globais e regionais, microclimas, previsão climáticas das variáveis. Estudos que se enquadram em climatologia estatística, climatologia sinótica e climatologia dinâmica. Modelos conceituais sobre a previsibilidade das variáveis.

Previsão do Tempo, Sistemas Meteorológicos e Desastres Naturais - (PSMD_6)

São os sistemas atmosféricos os causadores de desastres naturais em todo território brasileiro. Assim, fenômenos como granizo, enchentes, vendavais, tornados, Sistemas Convectivos de Mesoescala, Complexos Convectivos de Mesoescala, ciclone extratropicais e outros, enquadram-se nesta área.

Poluição Atmosférica e Físico-Química da Atmosfera - (PQA_7)

Esta temática considera trabalhos que integram o objetivo de investigar os processos de formação, transporte e remoção de poluentes atmosféricos, bem como seus respectivos impactos ambientais. Estudos sobre poluição natural e antropogênica, efeito estufa e sua conseqüência ao meio ambiente e ciclo do carbono.

Meteorologia Ambiental - (MEAM_8)

A meteorologia e o meio ambiente, em alguns aspectos estão interligados, em decorrência disso, serão aceitos trabalhos onde seja discutido o protocolo de Kyoto, mercado de Credito de Carbono, Educação e formação ambientais. Outros trabalhos que se encaixam na área ambiental deverá ser inseridos nesse eixo.

Micrometeorologia e Modelagem Atmosférica - (MIMA_9)

A micrometeorologia estuda os fenômenos meteorológicos de micro e mesoescala assim, como investiga a turbulência na Camada Limite Planetária. A modelagem atmosférica compreende estudos de modelos que melhor prevêem os eventos meteorológicos, assim como avaliações dos modelos globais e regionais.

Última Atualização 29/05/2006
Copyright © 2006 - I ENCOMETSUL
PROMOÇÃO
Faculdade de Meteorologia - UFPel